terça-feira, 4 de outubro de 2011

Génios de Latrina

Eu agora estou mesmo lixado. Como diriam os anglo-saxões "This now has gone personal!". Bem, começando, vou contextualizar o acontecimento. Na preparação da tese de mestrado que ando a tirar, é-nos recomendado a elaboração de um website pessoal, para nos apresentarmos e darmos a conhecer alguns dos nossos dados pessoais e, também, algum do nosso portfólio como estudantes da área. Tudo bem.

A cena passa-se numa aula em anfiteatro, na qual, das últimas filas, se podem controlar os movimentos das restantes. Os perpretradores são os 3 maiores geeks que possam imaginar. O génio arrogante, o génio detestável e a tentativa falhada de génio, tão arrogante como detestável. Sentados, no seu trono de marfim lacrado num qualquer caixote de lixo perto de si, faziam o que qualquer um dos restantes presentes na aula fazia na altura - marimbavam-se para as úteis questões que o docente abordava na aula. Mas eis que os deuses do Olimpo decidem zombar dos comuns mortais no sopé da montanha. As almas agraciadas por Deus com instinto de palhaço puseram-se a visitar os websites dos restantes alunos finalistas de mestrado. Tudo bem. A reacção deles a cada visita, facilmente visível, era de troça e crítica destrutiva a cada coisa que não achassem bem, o que era basicamente tudo. A coisa mereceu destaque aqui no TML quando chegou a minha vez. Zomba à minha actividade extra-curricular no âmbito da música e crítica aos meus projectos; que me tenha sido perceptível. Encheu-se-me a alma de flatulência de palavrões, enquanto os olhos se semi-cerravam com uma vontade enorme de matar. Já devo ter sentido antes essa vontade, mas desta vez foi a fundo. O curso já me custou para caraças para chegar aqui, já comi muita "boroa" e "côdeas" para gramar com tudo, e agora estes "Zezinhos" vêm com a super-mente deles rebaixar o meu trabalho... Não só o meu, pois passaram em revista os restantes.
Que culpa tenho eu por subir a um patamar diferente ao conter uma graduação e uma formação como músico? Que culpa temos todos nós que nos tenha sido recomendado um website pessoal com informações profissionais e não um website apenas profissional? Que culpa temos todos nós de sermos requisitados para projectos diferentes durante a nossa vida académica? Que culpa tenho eu que, quando vão fazer sexo, esses 3 empata-f*das liguem mais ao preservativo que à companheira?

E é assim. Enquanto que a nós, meros trabalhadores, nos é exigido que nos ultrapassemos, a eles apenas é pedido que sejam normais, que já chega. Conheço muito génio - auto-didactas, alunos de 20 - que não prima pela arrogância ou agressividade e sabe baixar ao nosso nível, subindo muitos patamares a nível humano. Que futuro temos nós, quando os grandes intelectos são baixas promessas humanas?

1 comentário:

cara cool disse...

http://cara-cool.blogspot.com/2010/03/bullying.html

O teu texto faz-me lembrar o bullying - neste caso de nível "superior". Não pretendo ser presunçoso, mas mais uma vez me fez recordar uma reflexão que escrevi em 2010 cujo endereço segue acima. Nele também comparo diferentes tipos de alunos e de como as aparências são enganadoras da realidade... Um abraço e que nunca te falte a força... nos dedos para teclares, claro!