terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mary Poppins

Há modas e modas. Algumas entram bem na cabeça de uma pessoa. Outras começam esquisitas. Outras não entram. Desculpem, mas não entram. Vivemos numa sociedade, desde quase sempre, e cada vez mais dominada por esse fenómeno que é a moda. Enfim.
Uma moda que veio para ficar, foi a moda relativa ao guarda-chuva. E porque acrescento eu a palavra "relativa"? Porque se fosse só a moda do guarda-chuva era porque toda a gente usava este útil instrumento. Mas acontece precisamente o contrário.

Saio à rua, de manhã, com uma chuveirada ao ar livre, levo sempre o meu amigo, o maior que encontro, para me abrigar e assegurar que, pelo menos a cabeça, chega o mais seca possível ao destino. Não esqueçamos que a cabeça absorve grande parte do frio ou calor do corpo. Qual não é o meus espanto quando reparo que grande parte das pessoas na rua não usufruem dos serviços do protector pluvial. Isto durante dias e dias, desde que me lembro. As pessoas preferem molhar-se a incomodar-se com mais um peso na mãos.
A sério!

Vou na rua, e a rapaziada toda contente, completamente molhados, no meio da chuva, sem mais protecção que a sua roupa sobre o corpo. E eu penso o seguinte: "e o burro sou eu?". Isto é, agora sou antiquado se andar de guarda-chuva à chuva?
Começo a pensar em teorias. Ora consta que, segundo quem acompanha, aquele programa pedagógico que dá no horário da TVI que dá de seu nome "Morangos com Açúcar" (pois, porque homem a sério gosta é de morangos com chantilly; explico noutra história) não engloba a estação do Inverno. Ou seja, toda a série daquela "fantochada" é preenchida por duas únicas estações: O Verão e o Estio. Durante todo o ano, ninguém anda com casacos e cachecóis, nem ninguém apanha uma molha, nem se vêem guarda-chuvas. Ora aqui está. A nossa dita "chavalada" adoptou o estilo dos seus ídolos (cada vez mais perfurados de piercings e outras esquisitices, diga-se), deixando o guarda-chuva para a história, preferindo andar todos molhados, aos gritos à chuva e aproveitando para ajeitar os seus penteados como os da novela com a humidade conferida pela pluviosidade.

Ou então outra teoria. Esta é simples de explicar. Se há alguns anos a prepotência morava no lado docente, parece que, com o decorrer do tempo, e o incitamento à emancipação da geração rebelde, a prepotência se aproveitou da inocência forjada dos educandos para os "possuír". Será que a rapaziada de hoje em dia prescinde do peso do guarda-chuva para carregar uma 9mm na sua mochila? Não sei. Às vezes é precisa. "A «prof» é muito chata" ou "hoje ela vai entregar os testes e se der nota má dou logo conta do assunto", ou "ela há dias confiscou o telemóvel a não sei quem e comigo não há-de ser igual". Enfim. Quem manda aqui é o menino de quem os pais se estão a marimbar, só querendo que vá às aulas e que no fim venha a casa e veja lá os "Morangos", jogue PlayStation, faça o que quiser mas não os chateie.

E quanto a estes meninos, está visto: o guarda-chuva que se dane.

4 comentários:

cara cool disse...

Actualmente os guardas-chuva são made in China, partem-se logo... Mais vale andar a apanhar molha! Porque é que os "chussos" deles são tão frágeis, será que a chuva na China é mais leve que a nossa? Daria uma boa reflexão...

cara cool disse...

Utilizei vocábulo ao estilo "gato mouro fedorento" e talvez tenha escrito errado: chusso, chuço, xusso, ou xuço? Chiça, que já não sei escrever!

asquisita disse...

Ohpah n sejas mau...
Tadinhos eles podem ser pobrezinhos como eu, não têm € para comprar um guarda-chuva.
Devias ter peninha deles...
Mas hoje a minha maezinha juntou as poupanças todas para comprar um guarda-chuva...
Pronto ja vou sair da moda:'(

E relativamente ao programa da TVI, que o classificas como "pedagógico", acaba por ser. (ora vah) Para pessoas normais como nós, tiramos de cada episodio um lema de vida: "como não agir no dia-a-dia", infelizmente esta gente vê aqilo como o que as pessoas "fixes" devem seguir, passo a expressão, "religiosamente" (coitados quando virem a figurinha que estao a fazer hao-d acordar para a vida).
Agora o caso da vidinha retratada pelos actores, obviamente eles n podem usar mts roupas, eles ja estao qentes por natureza...n precisam d vestimentas de INVERNO:P

@shitspeecher disse...

oh filha. realmente tu gramas esse programa. 'tas-me a crucificar. jesus cristo diria '''tira-me os pregos''.